segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Repovoamento florestal

Governo pretende recuperar cinco mil hectares de florestas e proteger ecossistemas frágeis

Bissau, 28 Ago 17 (ANG) – O Ministro Agricultura, Floresta e Pecuária reiterou recentemente que a campanha de repovoamento florestal  desencadeado pelo governo para um período de cinco anos tem como objectivo garantir a gestão  sustentável dos recursos florestais, salvaguardando, simultaneamente, a estabilidade e o equilíbrio dos respectivos ecossistemas, do ponto de vista ambiental, atingindo o nível zero de degradação de terra até 2030.

Segundo o jornal Nô Pintcha, Nicolau dos Santos, intervia na cerimónia de lancamento da campanha, em Mafanco, Leste do país.

 Conta-se, segundo dos Santos, recuperar cinco mil hectares de  florestas.

O governante sustentou que a moratória de suspensão de corte de árvores durante cinco anos imposta pelo governo vai continuar, “porque permitiu ao ministério fazer a o repovoamento compensatório em grande escala das espécies ameaçadas de extinção, bem como a protecção dos ecossistemas frágeis e mangais”.

Nicolau dos Santos anunciou ainda que os trabalhos preliminares para a realização do inventário florestal nacional, está em curso, e que os resultados desse estudo permitirão às autoridades nacionais quantificarem os recursos florestais existentes, de forma a estabelecer o plano de contingência e de gestão sustentável a curto, médio e longo prazo.

A campanha de repovoamento florestal conta com o apoio do PNUD, cujo representante, David Car destacou,na cerimônia, os apoios aos projectos de   protecção dos recursos naturais, particularmente das florestas, da gestão durável da terra, da resiliência e adaptação às mudanças climáticas e o enquadramento civil e político da gestão dos recursos naturais.

 “ O programa financia as ONGs que se enquadram nas áreas locais da conservação da biodiversidade, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, protecção das águas internacionais e degradação das terras, “referiu Car.

Salientou  que os projectos financiados pela sua organização contribuem para a prossecução de 6 dos 17 Objectivos do Milênio para Desenvolvimento Sustentável e para a consecução da agenda 2030

ANG/JD/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário