quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Desportos



Guiné-Bissau marca presença nos próximos jogos da CPLP  em Sâo Tomé e Príncipe

Bissau, 23 Ago 17 (ANG) – A Guiné-Bissau, que há mais de cinco anos ficou fora dos jogos da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), estará de regresso nos próximos jogos da comunidade, que terá lugar no próximo ano ,em São Tomé e Príncipe.

A revelação foi feita quarta-feira, em conferência de imprensa, pela Directora-geral dos Desportos, ao proferir o balanço dos seis meses de actividades.

Maria da Conceição Évora referiu  que a Guiné-Bissau participou recentemente nos trabalhos de preparação dos referidos jogos,  e disse que a CPLP pediu à todos os  países membros para nomearem dois embaixadores que irão representar o pais a nível da comunidade no âmbito do desporto.

“Depois do meu regresso de Portugal, a Direcção Geral dos Desportos endereçou uma nota a todas as federações desportivas do pais solicitando-lhes que apresentassem os nomes e perfil dos candidatos interessados para o referido cargo. Nem todos responderam mas quatro federações e um candidato individual  demostraram a disponibilidade de concorrer para o  cargo”, disse a directora.

Conceição Évora acrescentou  que no encontro de Lisboa foi aprovada a cobrança de algumas taxas aos países participantes, à semelhança do que se verifica noutras comunidades.

Outro assunto  abordado no encontro da CPLP em Portugal foi a questão de massificar a prática desportiva em todos os países integrantes,  a fim de motivar a sua prática.

Conceição Évora disse que a  Guiné-Bissau e  Cuba poderão no futuro estabelecer um acordo bilateral no domínio do desporto, na sequência de contactos havidos em Lisboa com a vice-presidente do Instituto Nacional de Desporto Cubano.

 “Inclusive já fomos convidados  para tomar parte numa conferência que esse instituto vai promover, em Dezembro deste ano. Uma proposta de acordo nossa já foi enviada para o efeito e contempla, entre outras acções, a formação em vários domínios desportivos”, disse.

Maria da Conceição Évora disse ter analisado com a secretaria-geral da FIFA as possibilidades de apoio ao desporto nacional, e  que em resposta foi lhe dito que a FIFA tem verbas para esse apoio solicitado mas que para as disponibilizar a  Guiné-Bissau tem que esclarecer os alegados desvios de fundos da FIFA ocorridos na Federação de Futebol da Guiné-Bissau.

Segundo Conceição Évora, vários países europeus e africanos se despobilizaram para apoiar o desporto na Guiné-Bissau.

 “Devido a nossa ausência de vários anos nas provas e reuniões da CPLP ficamos fora dos países organizadores destes eventos, mas com o nosso regresso já fomos seleccionados e o Brasil, enquanto membro, manifestou o interesse de nos ceder a sua vez em 2022, para organizarmos os jogos da CPLP na Guiné-Bissau”, afirmou aquela responsável.

Internamente, a  Direcção-geral dos Desportos tem trabalhado juntamente com o governo no sentido de conceder apoios à  algumas federações para possibilitar as suas participações em competições internacionais.

Maria Évora disse que esse apoio é dado a medida das possibilidades do governo.

 “Pretendemos organizar um simpósio de dois dias para reflectirmos sobre o desporto nacional, com a participação de  todas  as pessoas que trabalham ligados ao desporto” disse Maria da Conceição que garante que será  implementada a semana dos jogos tradicionais nacionais, para  o resgate de diferentes jogos tradicionais ,actualmente  não praticados de forma massiva na comunidade guineense.  

ANG/LLA/SG





  









    


    

Sem comentários:

Enviar um comentário