terça-feira, 8 de agosto de 2017

Cooperação



Guiné-Bissau e Indonésia assinam carta de intenção no domínio da Defesa

Bissau 08 Ago. 17 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau e da Indonésia assinaram segunda-feira uma carta de intenção com vista ao estabelecimento,no futuro, de cooperação no domínio da defesa.

Falando no acto, o primeiro-ministro disse que a relação entre as duas Nações é de longa data, apesar desta ser a primeira a delegação Indonésia desta envergadura a visitar o país,.

Umaro Sissoco frisou que a assinatura do protocolo de cooperação entre os dois ministérios da defesa vai ajudar a Guiné-Bissau a adquirir a experiencia Indonésia na área, salientando que contam com aquele país asiático para que no futuro a intenção seja materializada num acordo.

“Em breve o  ministro da defesa e a sua delegação irão para Jakarta, Capital da Indonésia para concretizar a intenção mostrada hoje na assinatura deste documento e vamos orientar a nossa Câmara de Comércio no sentido de criar uma Câmara de Comércio Guiné-Bissau/ Indonésia para aproximar os dois países nos interesses comerciais “,disse.

O Chefe do Governo garantiu que o seu executivo vai tudo fazer para tornar mais forte a relação entre as duas Nações, salientando que o Embaixador da Indonésia para Guiné-Bissau tem agora uma porta mais aberta na sua relação com o país.

Por seu turno, o Ministro da Defesa da Indonésia Ryanizard Ryacudu disse que a Indonésia e a Guiné-Bissau são amigos de longa data, salientado que a Carta de intenção assinada é um passo para a cooperação entre os dois países,

O governante Indonésio frisou ainda que querem estabelecer relações com o país no domínio da ciência e que vão organizar um grupo de trabalho em comum para transformar em actos concretos a intenção dos dois países.

O ministro da Defesa Nacional, Eduardo Costa Sanhá,  assinante da Carta de intenção, disse que os dois países através dos seus respectivos ministros da defesa assinaram um instrumento jurídico constituinte de uma relação que, segundo ele, se quer duradoura, com incidências sobre o domínio da defesa.

“ Estes actos  serão concretizados através dos respectivos acordos e vamos continuar a dialogar com a Indonésia para traduzir estes acordos em actos concretos“, disse.

A delegação Indonésia que visitou o país por algumas horas era composta por cerca de 20 membros e manteve encontros com diferentes franjas da sociedade nomeadamente, chefias militar e elementos do sector  privado.

ANG/MSC/JAM/SG



Sem comentários:

Enviar um comentário