quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Paludismo



Mais de mil casos tratados no Hospital Nacional Simão Mendes nos últimos dois meses

Bissau, 02 Ago 17 (ANG) – O Director do Serviço de Urgência do Hospital Nacional Simão Mendes afirmou esta quinta-feira que mais de mil casos de paludismo foram detectados e tratados naquela unidade sanitária nos últimos dois meses.

Em declarações à imprensa, Liebniz Bacameu Vaz disse que dos mais de mil casos não se registou nenhum óbito, apenas o internamento de  146, alguns em estado grave e outros com convulsões, vómitos e diarreias.

Ou seja, no total, o HNS registou no mês de Junho findo 442 e em Julho 562. 

Vaz disse que actualmente o serviço de urgência possui medicamentos doados pela ONG” AIDA ”, em quantidade suficiente para atender todos os casos de paludismo.

A carência com que se deparam, aliás que é sentida a nível do país relaciona-se com medicamentos para tratamento de doentes com hipertensão arterial e diabetes.

O médico aconselha à todos a usarem roupas com mangas compridas no período da noite e evitar picadas de mosquitos, a enterrar as águas estagnadas ao redor das habitações e dormir debaixo de mosquiteiros impregnados.

Em relação a doença diarreica, Liebniz disse que durante os dois meses foram detectadas 134 casos mais dentre eles alguns conjugam com outras patologias nomeadamente o paludismo. 

Liebniz Vaz aconselha à população em geral a fazer diagnósticos das doenças de hipertensão arterial e diabetes e controlarem as suas dietas alimentares, praticar desportos, e evitar fumo e excesso de álcool. 

ANG/JD/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário