terça-feira, 1 de agosto de 2017

Saúde/pública



Médicos guineenses formados na Venezuela prontos para trabalhar nas regiões

Bissau, 01 Ago 17 (ANG) – Um grupo de 13 médicos guineenses recém-formados na Venezuela manifestou hoje a disponibilidade de  trabalhar em qualquer região do país em que vierem a ser colocados.

A manifestação foi feita  pelo porta-voz do grupo, Elísio Júnior Baldé Ferreira após uma audiência   com Primeiro-ministro, na qual  agradeceram ao chefe do governo por ter agilizado o regresso do grupo ao país.

“Fizemos sete  anos de curso e formamos em medicina geral com enfoque em intervenções comunitária, intervenção comunitária quer dizer medicina de prevenção. Sabemos que evitar uma doença é muito mais fácil que curá-la e também evitar acarreta menos custo”, explicou o porta-voz do grupo.

Sublinhou que tiveram a oportunidade de trabalhar  na Venezuela ou de ir para outra parte do mundo, mas  que se optaram por regressar à Guiné-Bissau para servir o seu povo e  melhorar o sistema de saúde no país. 

Elísio Ferreira considerou de deficiente o sistema de saúde no país, tendo acrescentado que para mudar essa situação será necessário mais dinamismo no trabalho e mais qualidade de serviço.

Questionado sobre a reacção do Primeiro-ministro no encontro, Baldé Ferreira respondeu que ele considerou de urgente a  colocação dos mesmos  do grupo uma vez que o sistema de saúde se depara com insuficiencia de médicos para tantos pacientes.

“Com a nossa chegada ao país já desenvolvemos várias intervenções para diagnosticar as doenças crónicas transmissíveis como por exemplo hipertensão arterial, diabetes e doenças tropicas frequentes na Guiné-Bissau como o paludismo e a diarreia aguda nas épocas das chuvas”, disse Baldé Ferreira.

ANG/AALS/SG





Sem comentários:

Enviar um comentário