sábado, 19 de agosto de 2017

Guiné-Conakry



 Alpha Condé  e Modibo Touré abordam implementação do Acordo de Conacry

Bissau, 18 Ag 17(ANG) -  O presidente da República da Guiné-Conacry e o representante especial do Secretário-geral da ONU em Bissau trocaram impressões quarta-feira sobre a aplicação  do Acordo de Conacri para a resolução da crise política na Guiné-Bissau, no decurso de uma audiência concedida pelo chefe de estado guineense.

A informação foi avançada à imprensa local pelo gabinete de comunicação da presidência da república.

“O objetivo da minha visita se relaciona às negociações para a aplicação do Acordo de Conacry. Como sabem, o presidente Condé é o mediador da CEDEAO para a Guiné-Bissau. Venho lhe informar do desenvolvimento da situação actual. Dentro de uma semana terei um encontro com Conselho de Segurança das nações unidas, onde o Secretário-geral da ONU deverá apresentar um relatório sobre a Guiné-Bissau.

Modibo Touré acrescenta, dizendo tratar-se de um encontro de preparação da reunião do Conselho de Segurança da ONU no qual se informou junto do  mediador Condé  das possibilidades  de acelerar a aplicação do Acordo de Conacry

O Acordo de Conacry prevê a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e de confiança do Presidente da República e a criação de governo inclusivo formado por partidos com assento parlamentar.

O PAIGC reclama para o lugar de Primeiro-ministro a nomeação de seu dirigente, Augusto Olivais, que diz ter sido a figura de consenso em Conacri mas o PRS, maior partido da oposição, a luz das legislativas de 2014, diz não ter sido escolhido nenhuma figura de consenso na reunião de Conacri, pelo que concorda e apoia o actual PM, designado pelo Presidente Mário Vaz. 

ANG/FAAPA

Sem comentários:

Enviar um comentário