sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Desnutrição crónica



Directora dos Serviços de Alimentação reconhece dificuldade em combater o flagelo

Bissau, 11 Ago 17 (ANG) – A Directora dos Serviços de Alimentação, Nutrição e Sobrevivência da criança, do Ministério de Saúde afirmou esta sexta-feira que é difícil combater a desnutrição crónica no país porque a desnutrição começa desde a gravidez.

Ivone Menezes Moreira reagia assim, em declarações à ANG à afirmação feita pelo Programa Mundial Alimentar quinta-feira, segundo a qual 27 por cento da população guineense sofre de desnutrição crónica.

A Directora confirmou os dados estatísticos do PAM e disse que foram produzidos pelos serviços que dirige.

Ivone Moreira elogiou os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo PAM, sublinhando ser “o único parceiro que se preocupa com a problemática de desnutrição no país”.
Acrescentou que quando apresentam a problemática da desnutrição aos parceiros estes dão  mais importância a desnutrição aguda e moderada.

“Se uma grávida não se alimentar devidamente, fica desnutrida ou anémica e isso  reflecte negativamente na criança, “exemplificou.

Referiu   ainda que a desnutrição crónica tem consequências graves no crescimento de uma criança,e que diminui a capacidade cognitiva e aumenta o esquecimento até a velhice.
Ivone Moreira destacou que a sua direcção elaborou vários documentos normativos que orientam os técnicos de saúde, para sensibilização e orientação das mulheres durante a gravidez e pós-parto. 

Lamentou que muitas das vezes as mulheres grávidas não recorrem aos centros de saúde para fazer as consultas e seguimento durante a gravidez.

Aquela responsável indicou  que uma mulher grávida deve comer no mínimo quatro vezes por dia e com alimentação variada desde legumes, frutas peixe e carne, sumos naturais, e não deve fumar cigarro nem consumir  bebidas alcoólicas ou gasosas.

Pede a todos para se evitar o uso excessivo de ingredientes como caldo de galinha (gustos) na comida e nas saladas porque são  causadores de hipertensão arterial, aconselha o uso moderado de  açúcar que também está a causar  diabetes.  

ANG/JD/JAM/SG




Sem comentários:

Enviar um comentário