segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Função Pública


UNTG deu 30 dias ao governo para concluir trabalhos para  reajuste salarial

Bissau, 14 Ago 17 (ANG) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) deu esta sexta-feira um prazo de trinta dias ao governo para que conclua os trabalhos para o  reajuste salarial na Função Pública guineense.

A informação consta da adenda ao memorando de entendimento que a central sindical rubricou, no último fom de semana, em Bissau, com os ministérios das Finanças e da Função Publica, por forma a pôr cobro a onda de greve que a central sindical planeia desencadear nos proximos dias, após observar uma paralisação de três dias.

“O governo se compromete em resolver as reivindicações dos servidores públicos o mais breve possível”, refere a  adenda ao memorando de entendimento.

Nesta mesma adenda o governo ainda se compromete em não descontar nos salários as faltas cometidas nos dias da greve e manifesta a sua solidariedade para com os servidores públicos tendo sublinhado que eles só estão a reivindicar os seus direitos.

O secretário-geral da UNTG Estevão Có em declarações à imprensa considerou a greve de positivo, tendo justificado que, ao menos, conseguiu levar o governo a mesa de negociação sobre o reajuste salarial.

Aquele sindicalista disse que não era vontade da UNTG decretar greve, pois têm plena consciência das implicações da mesma na vida do simples cidadão, nomeadamente nos hospitais. “Infelizmente é uma das armas mais poderosa de um sindicato”, disse.

Questionado sobre os passos futuros, caso o governo, dentro de trinta dias, não cumprir com a promessa sobre reajuste salarial, Estevão Có ameaçou com acções de outras naturezas.

“Exigências não significa somente fazer a greve.Temos outras vias para fazer as nossas reivindicações”,disse Gomes Có que aproveitou a ocasião para agradecer a adesão dos trabalhadores à greve dos dias 8,9 e 10 deste mês.

Aos que não o fizeram lançou um apelo no sentido de participarem nessa luta para o benefício comum.

A UNTG reivindica o reajuste salarial e o pagamento das dívidas salariais de 2003. 

ANG/AALS/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário