sábado, 19 de agosto de 2017

Saúde pública

Presidente do INASA admite que 70 por cento das doenças humanas são transmitidas através dos animais

Bissau, 19 Ago 17 (ANG) – O Presidente do Instituto Nacional de Saúde (INASA) admite hoje que 70 por  cento das doenças humanas são transmitidas através da coabitação com os animais.

Plácido Cardoso que falava na cerimónia do encerramento do projecto de reforço dos sistemas de preparação para situações de emergência na Guiné-Bissau, disse que no pais muitas pessoas criam animais em casa, nomeadamente cães, gatos, porcos entre outros e que se não forem vacinadas são capazes de transmitir doenças aos humanos. 

Desta forma, prosseguiu o Director do INASA, os jornalistas têm um papel a jogar na mudança de comportamento das pessoas em relação a coabitação com animais de forma a se prevenir a transmissão de doenças.

Referindo-se especialmente ao projeto afirmou que o mesmo teve apoio e financiamento da Agência de Cooperação dos estados Unidos da América (USAID) no componente da comunicação no país nos últimos três anos.  

Aquele responsável disse que os grandes ganhos do projecto foram os documentos estratégicos por vários atores nacionais. 

considerou que é necessário fortalecer a liderança nacional para que os impactos dos projectos perdurassem no sistema de saúde e seja criados mecanismos para sua melhor implementação. 

Cardoso salientou que um projecto é uma oportunidade de fortalecimento das capacidades institucionais, dos recursos humanos e de todos os outros mecanismos nacionais de gestão.  

ANG/JD/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário