terça-feira, 1 de agosto de 2017

Função pública




Reunião da Comissão Permanente da Concertação Social foi inconclusiva

Bissau,01 Ago 17 (ANG) – A reunião da Comissão Permanente de Concertação Social realizada segunda-feira na qual se analisou entre outros o aumento de preço de arroz e cumprimento do memorando de entendimento assinado entre o governo e a Central Sindical (UNTG) relativamente aplicação da nova tabela salarial foi inconclusiva.

Em declarações à imprensa, o ministro da Função Pública, Reforma Administrativa e Trabalho, Tumane Baldé disse acreditar num consenso nos próximos encontros sobre os pontos em discussão, sobretudo no que diz respeito a um eventual reajuste salarial.

Tumane Baldé disse que o governo está ciente do baixo salário praticado na função pública e que se agrava ainda mais com a subida de preço dos produtos no mercado e de outros serviços.

Acrescentou que  técnicos estão a trabalhar nas questões jurídico/institucional e ético/deontológico e profissional para estabelecer as categorias e responder a este problema.

Nesta óptica, Tumane Baldé, que diz solidarizar-se com os princípios básicos da liberdade sindical e de greve, pede tolerância aos sindicatos, que ameacam observar uma greve de 8 à 10 do mês em curso na administração publica, alegando   que o processo é complexo.

O secretário-geral da UNTG, Estevão Gomes Có contínua a exigir ao executivo o reajuste salarial ainda no decurso deste ano, alegando que a distribuição equitativa que se pede não depende da aprovação ou não do Programa de Governo e Orçamento Geral de Estado.

“O reajuste salarial pode ser feito na actual massa salarial existente na função Pública, pois não é justo, alguns estarem a ganhar milhões e outros vinte e nove mil francos CFA”, criticou.

Em relação ao preço de arroz, Estevão Gomes Có e o Presidente da Confederação dos Sindicatos Independentes, Filomeno Cabral esperam que uma decisão saia  quarta-feira da reunião do  Conselho de ministros.  

Os dois martelaram sobre a necessidade do preço de arroz ser reduzido de 20 mil para 16 mil e quinhentos francos CFA.

Em nome do sector privado, Mamado Alfadjo Djaló relacionou a subida dos preços de arroz às taxas cobradas aos operadores económicos nacionais.

Como forma de minimizar a situação, disse que os operadores perspectivam mudar o método de exportação, ou seja, passar a fazer  a exportação através de navios com capacidade de transportar 20 ou 30 toneladas de arroz e desta maneira, ajudar na redução do preço do mesmo, no mercado nacional. 

ANG/LPG/JAM/SG
 

Sem comentários:

Enviar um comentário