quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Quénia/eleições



Candidato da oposição denuncia irregularidades no escrutínio

Bissau, 09 Ago 17 (ANG)  - O candidato da oposição às eleições presidenciais no Quénia, Raila Odinga,afirmou terça-feira a existência de irregularidades no processamento dos resultados eleitorais.

De acordocom as acusações, o sistema informático da Comissão Eleitoral teria sido atacado de forma a manipular os resultados finais.

Odinga rejeita assim os primeiros resultados parciais que indicavam uma  forte liderança para o actual presidente Uluru Kenyatta.

Apesar da comissão eleitoral ainda não ter reagido às acusações, muitas personalidades políticas do país apelaram já a calma, tentando evitar a onda de violência que marcou as eleições no Quénia há 10 anos atrás. Nessa altura mais de mil quenianos foram mortos e cerca de 600 mil foram obrigados a fugirdas suas zonas de residência.

Odinga  afirma que os hackers entraram no sistema eleitoral usando a identidade do gestor da rede informática da Comissão eleitoral Chris Msando, assassinado no mês passado.
A comissão eleitoral adiantou que com 91 por cento dos resultados apurados, Knyatta lidera com 54,5 por cento, obtendo Odinga 44,6 por cento. 

ANG/e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário