sábado, 19 de agosto de 2017

Saúde pública



Encerrado projecto HC3 na Guiné-Bissau

Bissau, 19 Ago 17 (ANG) – O Projecto Capacidade de Comunicação Colaborativa em Saúde denominado (HC3) encerrou  quinta-feira suas actividades no país.

Na cerimónia organizada para assinalar o fim das  actividades do projecto, a líder da equipa HC3, Amrita Gill Bailey explicou que o projecto  foi criado em 2014 pela agência de Cooperação dos Estados Unidos da América (USAID) para países do terceiro mundo, com o objectivo de prevenir e ajudar as pessoas afectadas pela epidemia de Ébola. 

Referiu  que em 2014, o vírus da Ébola contaminou cerca de 11 mil pessoas na costa ocidental de África e o referido projecto foi solicitado ao governo Americano pelo Instituto Nacional da Saude (INASA), através do Centro de Informação e Comunicação para a Saúde (CICS) da Guiné-Bissau.

Explicou que apesar do país não ter sido afectado pelo vírus da Ébola, as mensagens divulgadas pelo CICS, e concebidas no quadro da estratégia elaborada pelo HC3 foram muito importantes e contribuíram para a mudança de comportamentos.

Aquela responsável disse ainda que o projecto HC3, em colaboração com a INASA elaboraram uma política de comunicação em saúde e validaram a Estratégia de implementação e guia de mensagem sobre  “como actuar em situações de emergência”.   

“Os impactos alcançados pela CICS, se devema equipa do INASA e pela ONG Ambiente Desenvolvimento em Acção (ENDA) “,frisou, tendo elogiado os trabalhos executados pelo CICS junto de beneficiários.

Para o Director Nacional da ENDA, Mamadú Aliu Djaló é imperativo que acções de informação e comunicação para mudança de comportamentos da população na Guiné-Bissau sejam elaboradas e implementadas de forma durável.

ANG/JD/JAM/SG
 





Sem comentários:

Enviar um comentário