terça-feira, 29 de agosto de 2017

SINAMAR



Candidato João Cá promete continuar a luta para  o bem-estar dos marinheiros
Bissau 29 Ago 17 (ANG) – O Presidente cessante e único candidato à presidência do Sindicato Nacional dos Marinheiros da Guiné-Bissau (SINAMAR) no seu 4º Congresso prometeu hoje continuar a lutar para a melhoria de condições de trabalho dos marinheiros guineenses.
Em entrevista à ANG, João Cá disse que caso for eleito irá priorizar a melhoria sócio profissional dos seus associados, salientando que a Guiné-Bissau é um país onde não existe infra-estruturas no sector das pescas.
“Por isso, queremos, em colaboração com o governo, que também tem a preocupação de empregar os jovens de forma a criar emprego no sector das pescas, proteger os jovens nacionais no que concerne ao embarque dos marinheiros “,disse.
João Cá sustentou que há maioria dos navios estrangeiros com  licenças da Guiné-Bissau, embarca  marinheiros estrangeiros, sem respeitar a cláusula de salvaguarda.
O candidato lembrou que na relação económica internacional deve-se proteger a mão-de-obra e o produto do país, mesmo sendo afiliado em organizações internacionais ou sub-regionais, como acontece por exemplo no Senegal.
“E quando um país precisa acelerar a sua economia para desenvolver, usa essa cláusula porque os serviços que os marinheiros prestam aos armadores estrangeiros beneficia directamente ao Governo, através das taxas que pagam”, explicou.
Questionado sobre o porque de ser o único candidato, uma vez que havia pretendentes à liderança do SINAMAR João Ca respondeu que , o que conteceu foi que houve pessoas que não são capazes mas que queriam dar nas vistas.
 “A comissão organizadora do congresso criou um regulamento para admissão dos candidatos, que determinou as condições de concorrência, nomeadamente, o pagamento das quotas, ser membro activo do SINAMAR e pagamento de caução no valor 100 mil francos cfa, uma vez que não há fundo para a realização do congresso. Eu cumpri os outros não “,informou.
João Cá pediu a participação dos delegados amanhã, 30 de Agosto, no encontro magno dos marinheiros, para legitimar a direcção, tendo pedido os que estão a pensar boicotar o congresso que não o façam, e pede à esses para se unirem para a  melhoria das condições dos homens do mar.
Cá concorre assim para o seu segundo e último mandato de quatro anos à frente do SINAMAR. ANG/MSC/JAM/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário