quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ONU



Conselho de Segurança apela a ações para evitar a fome que ameaça 20 milhões de pessoas em todo o mundo

Bissau, 10 Ago 17 (ANG) - O Conselho de Segurança da ONU, apelou na quarta-feira, às partes em conflito no Iémen, na Somália, no Sudão do Sul e no nordeste da Nigéria para que permitam o acesso à ajuda humanitária e exortou os países a doar mais dinheiro para evitar a fome que ameaça 20 milhões de pessoas.

Num comunicado redigido pela Suécia, o conselho expressou “profunda preocupação de que os conflitos e a violência em curso tenham consequências humanitárias devastadoras e prejudiquem uma resposta humanitária efetiva a curto, médio e longo prazo, pelo que, são uma das principais causas da fome” nestes quatro países.

“O Conselho de Segurança exorta todas as partes do Iémen, do Sudão do Sul, da Somália e do nordeste da Nigéria a tomar medidas urgentes que permitam uma resposta humanitária mais efetiva”, refere o comunicado, citado pela Reuters.

Em fevereiro passado, as Nações Unidas apelaram a doações no valor 4,9 mil milhões de dólares, para combater o que chama de maior crise humanitária desde que a organização foi formada, há mais de 70 anos, mas a porta-voz da ONU Stephane Dujarric informou que apenas foi recebido 51% desse montante.

“Estes quatro contextos são muito diferentes, mas têm uma coisa em comum: todos eles são afetados por conflitos, todos eles são provocados por ação humana e o acesso humanitário é dificultado pelo conflito em curso”, declarou aos jornalistas Carl Skau, embaixador da Suécia para a ONU.

A declaração também lança um apelo ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para que informe o Conselho de Segurança sobre os impedimentos assinalados para responder ao risco de fome no Iêmen, no Sudão do Sul, na Somália e no nordeste da Nigéria e fazer recomendações sobre como superar quaisquer obstáculos.

ANG/e-Global notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário