quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Ensino público



SINDEPROF ameaça boicotar o início do próximo ano escolar 2017/18

Bissau, 31 Ago 17 (ANG) – O Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), ameaçou hoje boicotar o arranque de próximo ano lectivo 2017/18, caso o governo não cumprir, na íntegra, os restantes cinco pontos elencados no caderno reivindicativo entregue pelos dois sindicatos, em Junho passado.

Em entrevista exclusiva à Agência de Noticias da Guiné (ANG), o Vice-Presidente da organização, Eusébio Có destacou que no último memorando do entendimento assinado em Junho deste ano entre as partes, constavam seis pontos, mas apenas um deles foi cumprido pelo executivo – o  pagamento de um mês corrente e atrasado de salários aos docentes novos ingressos e contratados de 2017.

De acordo com aquele responsável, faltam ainda a aplicação do estatuto da cadeira docente, o pagamento dos meses em retroactivo, assim como dos salário aos professores contratados de 2012/13, entre outros.   

 “Se tudo continuar assim, e claro que não teremos condições de contribuir para o início de próximo ano lectivo”, disse vice-presidente de SINAPROF.

Eusébio Có acrescentou que não pode negar que o governo através do Ministério de Educação está a evidenciar os seus esforços para resolver alguns problemas que afectam os dois sindicatos.

“Porque, quanto ao problema de retrotivo, pediu-nos para fazer um trabalho com os professores que se deparam com esse problema, mas os trabalhos já foram feitos e os documentos já foram encaminhados para o ministério das finanças”, referiu.

Quanto aos professores de novo ingresso de 2012/13,  realçou que as suas dívidas já estão apuradas e validadas. 

Eusébio Có  apela aos professores que ainda não entregaram as suas guias como justificativo, para diligenciarem, o mais rápido possível, a sua  entrega, porque até terça-feira da próxima semana, os documentos serão conduzidos para o ministério das finanças. 

ANG/LLA/JAM/SG     
        

  

Sem comentários:

Enviar um comentário