quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Coreia do Norte



Pyongyang ameaça atacar território norte-americano de Guam

Bissau, 09 Ago 17 (ANG) -  A Coreia do Norte ameaçou lançar mísseis de médio  e longo alcance na ilha Guam, território que é  administrado pelos Estados Unidos de America e contém bases militares americanas.

A ameaça do regime de Kim Jong-Un surge na sequência dos comentários do presidente dos EUA, Donald trumph, feitos na terça-feira, de que a Coreia do Norte será atingida por “fogo e fúria nunca vistos antes pelo mundo” caso continue com a escalada de ameaças contra  Washington.As declarações de Trumph surgem após Washington Post publicar uma reportagem em que as agências de informação americanas avaliam que a Coreia do Norte está  a fabricar ogivas nucleares miniaturizadas, que podem ser transportadas pelos mísseis produzidos no país.

Entretanto, Pyongyang afirmou que está “ a estudar cuidadosamente” um plano para atacar Guam. Um porta-vozmilitar da Coreia do Norte afirmou num comunicado divulgado pela agência estatal norte-coreana KCNA, que  o plano será “implementado a qualquer momento”,assim que o líder Kim Jong Un tome uma decisão. Noutra nota citando outro porta-voz militar, a Coreia do Norte também disse que poderia realizar uma operação preventiva se os Estados Unidos mostrassem sinais de provocação.

A ilha de Guam tem cerca de 550 quilómetros quadrados, sendo um ponto chave para as tropas norte-americanas. Está situada num ponto estratégico: entre a península coreana e o mar da China meridional.

Cerca de seis mil soldados encontram-se na ilha, nomeadamente na base aérea Andesson e na base naval Guam. 

Cerca de 162 mil pessoas vivem neste local, que subssiste fudamentalmente do turismo e da própria presença militar norte-americana.

ANG/e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário