quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Congresso do SINAMAR



Trabalhos iniciam sem presença de entidades oficiais

Bissau, 31 de Ago (ANG) – O quarto Congresso do Sindicato Nacional dos Marinheiros da Guiné-Bissau (SINAMAR), sob o lema “Ajudar a Nós Mesmos”, foi aberto quarta-feira, em Bissau, sem a apresença de representantes do Ministério das pescas e da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

Os trabalhos contam com cerca de 300 delegados nos quais o presidente cessante, João Cá, deverá ser reconduzido para mais um mandato de quatro anos, uma vez que só um candidato(Cá) concorre à presidência da organização criada em Janeiro de 1995.

Na sessão de abertura, o representante da Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial (ANEP), Justiniano Gomes agradeceu a comissão organizadora do congresso dos marinheiros, tendo considerado o dia de muito importante para o SINAMAR.

“A eleição é um acto cívico que legitima uma pessoa a frente de uma organização durante um certo período de tempo. Os marinheiros têm grande importância na actividade pesqueira do nosso país”, disse Justiniano Gomes.

Para ele, não se pode falar em pesca industrial de peixe sem mencionar os marinheiros e disse esperar que todo o colectivo dos homens do mar presentes no encontro magno se lembrem que este exercício é um percurso, por isso devem continuar a luta para o bem-estar da classe.

O Presidente cessante qualificou o evento de importante para os associados porque  estão a construir alicerces para a geração vindoura, tendo os apelado o pagamento das quotas.
João Cá prometeu trabalhar para a promoção do emprego, melhoria das condições laborais, salariais, formação profissional, cumprimento de contratos vigentes e outros direitos ligados aos marinheiros e a criação de seguro dos riscos de doenças e acidentes no trabalho.

 ANG/MSC/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário