quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Caso RTP e RDP/África



“Situação será ultrapassada brevemente”, garante Primeiro-ministro

Bissau, 02 Ago 17 (ANG) - Primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, disse que Portugal e Guiné-Bissau não são inimigos e que a questão da suspensão de actividades da RTP no país vai ser "brevemente ultrapassada"
.
“Entre nós e Portugal não há nenhuma contradição. Até porque a RTP está cá, mas tem funcionários guineenses. Temos responsabilidades civis e de moral com aqueles trabalhadores. Penso que brevemente vamos ultrapassar essa questão”, afirmou o chefe do executivo guineense.

Umaro Sissoco Embaló, que falava aos jornalistas após a audiência semanal com o Presidente da República, reafirmou que a Guiné-Bissau está “aberta” para conversar com Portugal e que “não há nenhum braço de ferro”, mas uma “questão que tem de ser resolvida”.
“A questão da RTP para mim é uma questão júnior. Já dei orientações ao meu ministro da Comunicação Social para contactar o seu homólogo (português) ”, salientou.

A 30 de Junho, o ministro da Comunicação Social guineense anunciou a suspensão das actividades da RTP na Guiné-Bissau, alegando a caducidade do acordo de cooperação no sector da comunicação social assinado entre Lisboa e Bissau. 

O ministro justificou a decisão da suspensão das actividades da rádio e televisão portuguesas no país com questões técnicas.

O chefe do executivo guineense disse ainda ter falado com chefe de Estado sobre a subida galopante dos preços dos produtos da primeira necessidade.

Sissoco Embaló garante estar bastante sossegado apelando aos guineenses para abdicarem de “arrogância para o bem-estar do país”.
 ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário