segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Crise Política



CEDEAO ameaça aplicar sanções colectivas e individuais aos políticos nacionais

Bissau,04 Dez 17 (NAG) – A Missão de avaliação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que esteve no país este fim-de-semana ameaça aplicar sanções colectivas e individuais aos actores políticos nacionais, na 52 cimeira dos Chefes de Estado e Governo a ter a lugar no dia 16 corrente mês na Nigéria.

A informação consta no seu comunicado final à que ANG teve acesso hoje, na qual a Missão disse ter constato que os três meses concedidos as autoridades nacionais, aquando da conferencia de chefes de estado da CEDEAO que decorreu em Morávia em Junho passado, para o dialogo com vista a encontrar solução para saída da crise chegou ao seu termo sem que algo tenha sido feito.

O comunicado da Missão exprime a sua preocupação face as manifestações de rua e pela repressão policial que dela decorre. Por isso, conforme o documento, as partes devem pautar pelo respeito as liberdades públicas, sobretudo do direito a manifestação pacífica.

A missão exorta para a necessidade das partes trabalharem seriamente para implementação efectiva do acordo de Bissau e de Conacri.

A Missão apela a todos, autoridades, como o Presidente da República, da Assembleia Nacional Popular, dirigentes de partidos políticos, a fazerem contenção e respeitarem a Constituição e pediu para que as eleições legislativas do próximo ano decorram na data prevista.

Por fim, a Missão felicita as forças da defesa e segurança pela sua posição de neutralidade perante os actores políticos e encoraja –as à manterem esta posição.

A Missão chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação e Integração de Togo, Robert Dossey disse ter registado com muita satisfação o nível da colaboração existente entre CEDEAO e as Nações Unidas, União Europeia, União Africana e Comunidade dos Países da Língua Portuguesa. 

ANG/LPG/JAM




 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário