quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Sociedade



Governo disposto apoiar a Sociedade Civil na promoção da segurança humana

Bissau, 07 Dez 17 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau prontificou-se em apoiar os trabalhos da Sociedade Civil, em particular no que concerne a segurança humana.

Encontro de mulheres(Foto Arquivo)
A garantia foi dada quarta-feira pelo representante do ministro da Administração Territorial, Moisés Sow ao presidir a abertura do Atelier do Fòrum Nacional das organizações da Sociedade Civil da África Ocidental (FOSCAO).

Aquele responsável indicou que a Sociedade Civil na Guiné-Bissau possui um papel fundamental no processo do desenvolvimento do país tanto na vertente económica assim como social. 

“O governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Administração Territorial continuará a dar o seu total e incondicional apoio a estes tipos de iniciativas”, disse reforçando que tais permitem reforçar o papel da Sociedade Civil na capitalização de competências locais tendo em vista a criação de mecanismo nacional de alerta precoce.

Aliás, lembrou que esta decisão teria sido adoptada durante a Cimeira Ordinária de chefes de Estado e de governo da CEDEAO realizada em Julho de 2014 em Acra, Gana. 

Moisés Sow acrescentou por outro lado que a CEDEAO confiou ao FOSCAO a mobilização das Organizações da Sociedade Civil que trabalham no domínio da segurança humana.

Segundo ele, o governo e os seus parceiros da Sociedade Civil, têm um papel fundamental na construção de estratégias concernentes a implementação de mecanismos de alerta precoce de respostas a nível do país, e nos restantes estados membros da CEDEAO.  

Por seu Turno, o Presidente do Fórum Nacional das Organizações da Sociedade Civil na Guiné-Bissau (FOSCAO-GB) Paula Melo revelou que de acordo com as decisões dos chefes de Estados e governos da CEDEAO, durante de Acra, foi criada um centro para tratar dos mecanismos nacionais de alerta precoce e resposta rápida.

De acordo com a Presidente daquela organização, serão procedida a identificação da Organização da Sociedade Civil que trabalha no domínio da segurança humana, e serão registadas oficialmente a nível da sub-região, como actores de paz da CEDEAO.
ANG/LLA/ÂC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário