quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Gestão dos Recursos Naturais



Participantes na Conferência Nacional recomendam elaboração da Colectânea das legislações ambientais do país

Bissau,21 Dez 17(ANG) – Os participantes na Conferência Nacional sobre a Promoção da Transparência e Boas Práticas na Gestão e Exploração dos Recursos Naturais recomendaram ao governo a elaboração de uma colectânea das legislações ambientais do país e torná-la acessível aos cidadãos.

Foto Ilustrativo
A conferência decorreu em Bissau no passado dia 15 do corrente mês, sob o lema ”Mecanismos da Transparência na Gestão e Exploração dos Recursos Naturais na Guiné-Bissau”, organizada pela ONG Tiniguena, no âmbito do Projecto Gestão Transparente de Recursos Sustentàveis.

Os participantes no evento recomendaram ainda ao governo a criacao de um programa consistente e formação específica de novos quadros nos sectores dos recursos minerais e petrolíferos, das pescas e dos serviços florestais.

O reforço contínuo de capacidades dos quadros técnicos existentes a fim de assegurar o acompanhamento das empresas estrangeiras de exploração desses recursos em conformidade com as leis nacionais e em defesa dos interesses das comunidades locais, foram outras recomendações produzidas no atelier.

Os conferencistas recomendaram o investimento e fazer respeitar o uso de novas tecnologias de prospecção e exploração dos recursos naturais nos diferentes sectores, a fim de evitar consequencias e impacto negativo das explorações sobre o meio ambiente e na vida das comunidades.

Dotar os meios de comunicação social de meios adequados para a realização de trabalhos ligados a gestão e exploração de recursos naturais bem como de serem cada vez mais proativos nas actividades de sensibilização dos cidadãos e na influência dos decisores e no exercício de um jornalismo de investigação a favor da transparência e da exploração sustentável dos recursos naturais, enquandram-se no rol das recomendações saidas deste encontro.

A conferência debateu entre outros temas, “o papel da Inspecção Geral do Ministèrio dos Recursos Naturais para aplicação e boas práticas na prospecção exploração dos recursos mineiros, as contribuições ou constrangimentos políticos que limitam a transparência na gestão e exploração dos recursos naturais”.

ANG/ÂC/JAM


Sem comentários:

Enviar um comentário