terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Saude Publica



Doenças cardiovasculares estão a ganhar «proporções alarmantes», diz ministro da Saude

Bissau,05 Dez 17 (ANG) - O Ministro da Saúde da Guiné-Bissau, Carlitos Barai, alertou que as doenças cardiovasculares no país estão a ganhar uma ´proporção alarmante´ e que as pessoas devem de ter uma alimentação mais saudável.

«Este problema está a ganhar uma proporção alarmante no nosso país e há necessidade de o Ministério da Saúde fazer campanhas de sensibilização junto das populações quanto ao uso do sal e comer menos produtos que possam causar problemas cardiovasculares», afirmou.

O ministro falava no I Congresso Luso-Guineense sobre Doenças Cardiovasculares, que decorreu em Bissau, organizado pelo Hospital Principal Militar e a empresa portuguesa Jaba Recordati.

O ministro da Defesa guineense, Eduardo Sanhá, que participou no congresso em substituição do Presidente guineense, José Mário Vaz, explicou que 64% das pessoas com casos de AVC que deram entrada no Hospital Principal Militar em 2016 morreram.

«Este indicador alarmante deve constituir uma preocupação para ser reduzido a curto e médio prazo», disse.

Sublinhando que na Guiné-Bissau se assiste anualmente a uma subida drástica daquelas doenças, o ministro da Defesa alertou para o facto de no país a ´capacidade de resposta´ ser limitada e os ´meios de diagnóstico permanecerem deficitários o que se traduz na crescente perda de vidas humanas”



ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário