sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Diplomacia



  Guiné-Bissau reafirma reconhecimento dos Estados de Israel e Palestina

Palácio do Governo
Bissau,15 Dez 17(ANG) - O Governo da Guiné-Bissau reafirmou, em comunicado de Conselho de Ministros, que mantêm o princípio de reconhecimento dos Estados de Israel e da Palestina e que vivam de forma pacífica.

A posição do executivo guineense está expressa no comunicado  que dá conta das deliberações do Conselho de Ministros ordinário realizado na quarta-feira, em Bissau.

O documento sublinha que o Governo guineense analisou ´o impacto´ das declarações do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a transferência da embaixada daquele país para Jerusalém e ´as consequências que daí poderão advir´ para o processo de paz no Médio Oriente.

A apreciação da situação foi feita entre o secretário de Estado guineense da cooperação, Dino Seidi, e pelo embaixador da Palestina em Bissau, destaca ainda o comunicado do Governo.

O Governo da Guiné-Bissau ´reitera a sua solidariedade indefectível´ para com o povo e o governo palestinianos e reafirma o princípio de dois Estados (Israel e Palestina) e da coexistência pacífica, lê-se ainda no comunicado do Conselho de Ministros.

Trump anunciou na passada quarta-feira (06 de dezembro) que os Estados Unidos reconhecem Jerusalém como capital de Israel e que vão transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição da ONU e dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida por Washington ao longo de décadas.
ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário