segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

FAAPA

Terceira  reunião anual inicia trabalhos

Casablanca, 18 dez 17 (ANG) – A terceira Assembleia-geral da Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), iniciou quinta-feira em Casablanca, Marrocos, reunindo cerca de 30 representantes oriundos de outros tantos países do continente.

A cerimónia de abertura dos trabalhos foi presidida pelo Secretário-geral do Ministério da Cultura e da Comunicação do Reino, que na ocasião destacou que a FAAPA constitui hoje um dos mais importantes agrupamentos profissionais e que ficará nos anais da história da imprensa africana.

Mohammed Ghazali considerou este evento de “oportunidade para avaliação das realizações da organização, estabelecimento de  novas acções e para se  contribuir, com eficácia e eficiência, para o desenvolvimento da imprensa africana, nomeadamente no domínio da formação e multimédia.

“A África deve ter confiança em si própria. Não necessita de assistência, mas requer apenas estabelecer e retirar vantagens de parcerias mútuas”, frisou na ocasião o governante marroquino.

Concluiu dizendo que, consciente do papel da FAAPA na aproximação e agrupamento das agências de notícias da região, o seu governo está disposto a contribuir para a consolidação, formação e partilha de experiências e ligação directa entre os responsáveis das agências membros.

Por sua vez, o Presidente da FAAPA, igualmente Director-geral da Agência Marroquina de Informação (MAP), congratulou-se com o facto de em três anos da sua existência a organizacao ter congregado no seu seio cerca de 30 agências de países africanos.

Durante este período, prosseguiu Khalid Hachimi Idrissi, fez-se muito em prol do desenvolvimento das referidas agências membros, sobretudo no domínio de formação com temas tais como: jornalismo e economia, como escrever para difusão na internet, entre outras, além da criação de uma escola de formação de jornalistas sedeada em Rabat, Marrocos.

“A vontade que nos anima neste momento constitui um “elan” para a consolidação da nossa cooperação em prol do desenvolvimento do próprio continente”, vincou
Durante dois dias os participantes procederão a eleição do Conselho Executivo da FAAPA, apresentação do relatório de actividade da organização, bem como das estatísticas do seu Site Web.

A alteração de alguns artigos do seu estatuto e regulamento interno, a situação da quotização anual dos seus membros, a entrega de prémio aos vencedores da edição deste ano, do concurso FAAPA, para melhor reportagem video, audio, escrita, e foto, preencherão também os trabalhos deste certame continental.

Participam neste encontro os Secretários-gerais das Alianças das Agencias Mediterrânicas de Imprensa (AMAN) e da região da Asia e Pacifico (WANA), na qualidade de membros observadores e que, entretanto, já solicitaram o estabelecimento de parceria e consequente adesão na FAAPA.~entretanto foram anunciados como vencedores: Sevenn Assu Yapo, da Costa do Marfim,na categoria de Foto, e Alexandrine Banzouzi da agência de Congo Brazaville na categoria de Reportagem.ANG.

José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG à Casablanca, Marrocos



Sem comentários:

Enviar um comentário