terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Médio Oriente



Guatemala anuncia transferência de Embaixada para Jerusalém


Bissau, 26 dez 17 (ANG) - A Guatemala anunciou que planeja transferir a embaixada em Israel para Jerusalém, acompanhando uma decisão semelhante dos Estados Unidos.

O presidente guatemalteco, Jimmy Morales, afirmou no Facebook que pediu que comecem e os procedimentos para mudar a embaixada que actualmente está em Tel Aviv - onde fica quase a totalidade das representações estrangeiras em Israel.

Morales diz ter discutido a questão com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e que os dois países mantêm excelentes relações desde que a Guatemala apoiou a criação do Estado de Israel, em 1948. 

Foi o segundo país a fazê-lo (depois dos EUA) e a primeira nação a abrir uma embaixada em Jerusalém e a manteve até 1980, quando seguiu os demais países e a transferiu para Tel Aviv.

Não será alheia a esta decisão a importância dos EUA para a Guatemala - é o terceiro maior receptor da ajuda dos EUA na América Central.

O presidente Donald Trump ameaçou cortar ajudas a países que votassem a favor de uma resolução da ONU que condenou a decisão americana de reconhecer Jerusalém como capital de Israel - e foi mesmo um dos nove países a votar contra a resolução.
ANG/abola

Sem comentários:

Enviar um comentário