terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Cultura



FEC lança CD “Nha mininu” e inaugura exposição de fotos

Bissau,18 Dez 17 (ANG) - A Fundação Fé e Cooperação (FEC) no quadro do Projecto “Bambarã di mininu”, fez recentemente o lançamento oficial do CD de músicas infantis tradicionais intitulado “Nha mininu, e inaugurou uma exposição fotográfica com o título “Ser Criança”.

Segundo o Jornal “Nô Pintcha”, o representante da Associação “A Caravana Passa” e o responsável pelo CD, Fernando Mota disse que o projecto visa criar um arquivo simbólico de músicas tradicionais guineenses, sobretudo para as crianças.
Segundo Fernando Mota, o CD lançado, para além de ter cerca de 31 músicas, reporta valores típicos da cultura guineense.

Mota realçou a iniciativa da FEC de envolver a cultura no processo de ensino, sustentando que a cultura é uma das ferramentas de desenvolvimento, que potencia o autoestima e revaloriza a cultura de irmandade entre os guineenses.

Fernando Mota disse que, em seis semanas, isto é de Maio a Junho,recolheram, em todo o país, 500 canções em 17 línguas, das quais 15 em dialetos nacionais e os restantes em Português.

Para a composição do CD Fenando Mota revelou que recorreram as mães, professores de infância, as crianças e músicos nacionais: Braima Galissa, Bubacar Djabaté e Guiladjo Sané.

A representante da FEC, Sofia Alves assegurou que o CD vai contribuir para a promoção da cultura guineense e proporcionar um espaço didático para as crianças nas escolas.
Sofia Alves garantiu que a sua instituição fará a distribuição gratuita do CD nas diferentes escolas do país.

As referidas actividades enquadram-se no programa da III edição da quinzena dos direitos da criança desenvolvida no âmbito do projecto Bambarã di mininus, implementado pela  FEC e Cáritas da Guiné-Bissau.

O projecto é financiado pela União Europeia e Instituto da Cooperação e da Língua. 

ANG/LPG/SG












Sem comentários:

Enviar um comentário