quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Internacional

Fundação lança preparativos do 100º aniversário de Nelson Mandela

Bissau, 06 Dez 17 (ANG)  – A Fundação Nelson Mandela lançou oficialmente, terça-feira, uma exposição em Joanesburgo para marcar o 100º aniversário de Madiba (Nelson Mandela), que será celebrado no próximo ano, enquanto foi comemorado no mesmo dia o quarto aniversário da morte deste vencedor do Prémio Nobel da Paz.

O responsável da Fundação, Njabulo Ndebele, que lançou a iniciativa, declarou estar a trabalhar arduamente para criar  a nação sul-africana com que ele (Mandela) sonhava "e para a qual tanto se sacrificou".

Ndebele anunciou igualmente que várias actividades serão organizadas no mundo para marcar o centenário do ex-Presidente, em Julho próximo.

A viúva de Mandela, Graça Machel, utilizou a sua plataforma durante o lançamento para escolher uma nova geração de líderes que estarão ao lado dos que libertaram o país.

"Nós devemos chegar em 2018 com uma ideia clara da nova geração de líderes, de  pé sobre os ombros daqueles que nós celebramos", afirmou.

O profundamente dividido Congresso Nacional Africano (ANC, no poder )  realiza a sua conferência electiva dentro de duas semanas para escolher um novo líder.

Por outro lado, o célebre fotógrafo Shau Harris processou o  Governo por 200 mil dólares americanos pela utilização não autorizada da fotografia de Mandela que ele captou há 10 anos.

Harris afirma que Pretória comprou uma licença para utilizar a fotografia de Mandela protegida pelo direito de autor num livro. Esta licença limitava-se  à utilização pontual da imagem mas servia igualmente de imagem  oficial durante as suas exéquias em 2013. O caso será julgado pelo Alto Tribunal.

ANG/Pana

Sem comentários:

Enviar um comentário