quinta-feira, 23 de agosto de 2018

África Sul


Arrancou a investigação "captura do Estado
Bissau, 23 ago 18 (ANG) – A investigação sobre a “Captura do Estado”, o maior escândalo de corrupção que envolve o ex-chefe de Estado Jacob Zuma e que o levou a abandonar o cargo já decorre em Joanesburgo.
Trata-se da presumível ligação entre ministros do governo de Jacob Zuma e a riquíssima família de homens de negócios, os Gupta.
De acordo com o ministro das Finanças, milhares de euros desapareceram dos cofres do Estado e foram parar aos bolsos da família “Gupta” com a cumplicidade de Jacob Zuma.
A família de homens de negócios chegou a nomear ministros, escolher presidentes de empresas públicas que lhe eram “favoráveis” ou influentes nas escolhas políticas do governo.
O escândalo foi tornado público há dois anos pela mediador da República no seu relatório, uma investigação que o ex-chefe de Estado tentou silenciar a todo o custo.
Jacob Zuma foi obrigado a demitir-se no início deste ano e a justiça acabou por tratar o dossier e criou uma comissão de inquérito.
Na segunda-feira, várias personalidades são chamadas a testemunhar, nomeadamente o ministro-adjunto das Finanças, Mcebisi Jonas, a quem os Gupta ofereceram 40 milhões de euros para retomar o ministério do Tesouro na condição de “trabalhar para eles”.
O inquérito que deve durar ainda mais dois anos irá apenas emitir recomendações. Resta saber se a polícia e o Procurador da República se vão ocupar deste caso e se vão abrir um inquérito judiciário.
ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário