sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Arte e Cultura


Governo inaugura exposição de artesanato em Bissau

Bissau,31 Ago 18 (ANG) - O Governo inaugurou hoje uma exposição permanente de artesanato guineense numa unidade hoteleira de Bissau para promover o considerado "parente pobre" da arte e cultura do país.

"Percebemos que apesar da grande riqueza que o nosso artesanato representa, tem estado um pouco apagado e não se tem feito grandes mostras daquilo que de facto é o grande valor cultural que as peças artísticas produzidas pelos nossos artesãos representam", afirmou o secretário-geral do Ministério do Comércio, Turismo e Artesanato, Adolfo Ramos.

Segundo Adolfo Ramos, a mostra permanente pretende dar a conhecer ao público nacional e internacional o que se faz a nível do artesanato na Guiné-Bissau.

A mostra pode ser vista no único hotel de cinco estrelas do país, recentemente inaugurado em Bissau e inclui, entre outras, joalharia e peças em madeira.

"Entendemos que o artesanato não pode continuar o parente pobre da nossa arte e cultura porque é o de mais puro que a nossa cultura representa. Por um lado, representa as características e a forma de viver de cada um dos grupos étnicos do país e, por outro lado, é preciso dar apoios concretos", disse o secretário-geral.

Adolfo Ramos lamentou que atualmente os artesãos estejam num espaço que não representa "condignamente" a arte e a cultura da Guiné-Bissau e pediu esforços, incluindo do Governo, para interagir com os artesãos para saber quais são as suas preocupações e melhorar as suas condições de vida e de trabalho.

A exposição, cujas peças podem ser adquiridas pelos visitantes, pode ser vista no primeiro andar daquela unidade hoteleira, situada no centro de Bissau.

ANG/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário