segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Cultura


Diretor-geral afirma que pano de pente é de origem guineense 

Bissau, 13 Ago 18 (ANG) – O Diretor-geral da Cultura defendeu domingo que a autenticidade do Pano de Pente é da origem guineense contrariamente ao  que dizem  as repúblicas do Senegal e Cabo Verde.

Em declarações à  rádio Capital FM, João Cornélio Correia referiu que Senegal e Cabo Verde defendem autenticidade de pano de pente e de outros instrumentos tradicionais guineenses como sendo seus patrimónios.

Aquele responsável da cultura esclareceu que os dois países denominam pano de pente como “pano de terra” mas na verdade a sua origem é da Guiné-Bissau e que é usado nas cerimónias do empossamento de régulos.

Acrescentou ainda que muitos andam a dizer que o estilo da música “Gumbé” também não é de origem guineense, mas os mesmos deviam saber que o que define um género musical é uma célula rítmica, e pode-se usar muitos instrumentos na sua modernização mas tem a sua base que define a sua originalidade. Desafiou à todos os que têm certeza que o ritmo “Gumbé” pertence outra nação que o prove.

Afirmou que a sua instituição está a trabalhar no sentido de salvaguardar o património cultural da Guiné-Bissau,e destacou  que a maior riqueza de uma nação é o seu património cultural.

Cornélio Correia considera que o património cultural do país corre riscos, na medida que “tudo o que é de bom que o país possui pertence à outras nações e o que é mau pertence à Guiné-Bissau”.  

ANG/JD//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário