terça-feira, 21 de agosto de 2018

Política


Partidos com assento  parlamentar propõem assinatura de um Pacto de Estabilidade política e social antes das eleições

Bissau, 21 ago 18 (ANG) – Os cinco partidos com assento parlamentar nomeadamente o Partido Africano da Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC), Partido da Renovação Social (PRS), União para Mudança (UM), Partido da Nova Democracia (PND) e Partido da Convergência Democrática (PCD) reuniram segunda-feira com o Primeiro-ministro tendo abordado as possibilidades de assinatura de um Pacto de Estabilidade política e social no país.
 
De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação do chefe de Governo à  que a ANG teve acesso, no encontro foram definidas as modalidades para a finalização deste instrumento que visa a obtenção de um compromisso nacional em relação a estabilidade política, económica e social da Guiné-Bissau.

“Ainda foi estabelecido como metodologia para enriquecimento e maior apropriação do Pacto, a recolha das contribuições das 5 formações políticas representadas na ANP e que as reflexões serão alargadas aos partidos sem assento parlamentar e as organizações da Sociedade Civil “,refere a nota.

Quanto aos prazos para finalização do documento , foi decidido que os mesmos sejam definidos até finais de Setembro, por forma a permitir a assinatura do referido Pacto antes das Eleições de Novembro de 2018.

A assinatura de um Pacto de Estabilidade, segundo o comunicado, foi uma das recomendações dos Acordos de Conacri e de Lomé, no que se refere a estabilização do país, na base de um compromisso nacional, para a realização de reformas visando pôr fim as crises cíclicas e garantir o  normal  funcionamento das instituições da República.

 ANG/MSC/ÂC//SG




Sem comentários:

Enviar um comentário