segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Política


PAIGC aprova novo critério de escolha dos candidatos para cargo de deputado

Bissau, 20 ago 18 (ANG) - O Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) aprovou com emendas as orientações gerais para a escolha de candidatos ao cargo de deputado.

A informação conta nas resoluções finais da IIª Sessão Ordinária do Bureau Político do PAIGC feita no fim-de-semana em Bissau na qual os 64 presentes votaram por unanimidade a nova proposta para escolha dos deputados.

“As candidaturas ao cargo de deputado deverão ser submetidas à estruturas do partido ao nível das regiões, de onde sairá uma proposta de lista a ser analisada e avaliada nas comissões políticas setoriais”, refere o documento.

O comunicado do Bureau Político aprovou igualmente o pagamento de uma contribuição especial, cujo o valor será determinado pelo Secretariado Nacional do partido para a obtenção da Declaração do Conselho Nacional ou Regional de Jurisdição e Fiscalização atestando o caráter negativo ou positivo da carteira disciplinar do candidato à deputado.

O Bureau Político reconheceu o trabalho que o grupo parlamentar e os Deputados do PAIGC fizeram durante a IX legislatura e reiterou o seu engajamento em tudo fazer para que as eleições legislativas se realizem na data marcada , 18 de Novembro de 2018.

De acordo com as resoluções finais, a Comissão Permanente propôs ao Bureau Político o quadro geral de apresentação das candidaturas à deputados pelos militantes e dirigentes do partido, tendo colocado o acento tónico nas condições de elegibilidade, na forma de apresentação das candidaturas, a seleção dos candidatos, o destino a dar a proposta da lista de pretendentes bem como a calendarização das ações. 

Segundo os estatutos do PAIGC, compete ao Comité Central aprovar, sob proposta do Bureau Político a lista dos candidatos a Deputados. 

ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário