segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Religião/Tabaski


Conselho Superior Islâmico e Associação dos Imames prevêm reza na quarta-feira

Bissau, 20 Ago 18 (ANG) – O Presidente do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos (CSAI) e de Associação da União dos Imames (AUI) anunciaram no Domingo que a reza de Tabaski será na quarta-feira, dia 22 do corrente mês, ao contrário do que  algumas organizações haviam anunciado para o dia 21, terça-feira.

Segundo a Rádio Pindjiquiti, a declaração de Aladje Tcherno Embaló foi feita numa conferência de imprensa conjunta realizada entre o CSAI e AUI, em Bissau.

Embalo disse que  foram surpreendidos com um comunicado enviado a comunicação social que diz que a reza será no dia 21 de Agosto mas que não contem assinatura do titular e onde se mencionou os nomes de algumas organizações nomeadamente o CSAI, AJURES, e AUI.

Disse que lamenta o facto de o nome da sua organização ter constado na lista que anuncia a data do dia 21 sem que fossem  contactados previamente.

Por sua vez, o vice-presidente da União Nacional dos Imames, Tcherno Suleimane Baldé pediu que haja união no seio da comunidade muçulmana, e acrescentou ainda que o islão não tem cor, nem etnia e muito menos nacionalidade.

Tcherno Baldé referiu que os especialistas em Islão definiram os 2526 quilómetros de distância entre a cidade santa de Meca e qualquer nação, que se pode rezar no mesmo dia em que essa reza se realiza em Meca, mas que, se existir essa grande distância pode-se  recorrer ao nascer da lua.

Vários calendários consultados pela redacção da ANG prevêm 21 de agosto, terça-feira, como dia da festa de Tabaski.  

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário