segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Eleições Legislativas



Bissau,06 Ago 18 (ANG) - Uma delegação da Rede de Estruturas de Gestão Eleitoral na África Ocidental (RESAO) iniciou quarta-feira (01 de agosto) em Bissau, encontros de avaliação técnica dos aspectos jurídicos e operacionais ligados ao processo do próximo escrutínio de 18 de Novembro no país.

Durante três dias de trabalhos, a rede vai avaliar, em pormenores, as necessidades ou capacidades das partes nacionais interessadas no processo e, em particular, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), para identificar o apoio que os parceiros internacionais podem proporcionar para o sucesso das eleições.

Na quarta-feira, a missão esteve reunida com a direção da CNE tendo a missão apresentado a disponibilidade de alguns apoios para o processo eleitoral.

José Pedro Sambú, presidente da CNE, disse que agora cabe ao governo solicitar ao governo da Nigéria os apoios necessários para o processo.

“ Depois dessa apresentação, certamente que o governo estará em condições de decidir se, de facto vão pedir esse apoio à Nigéria ou não. Nós enquanto órgão de gestão de eleições pedimos os nossos parceiros para virem apoiar o processo eleitoral guineense. Em relação aos aspectos técnicos, vai-se resolver tudo porque pode-se adquirir baterias para as máquinas de impressão de cartões de eleitor, para que se possa ter uma certa  autonomia durante certo período de tempo”, disse Sambu.

A delegação reuniu depois com a Sociedade Civil, e prosseguirá encontros com representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no país, o ministro do Interior, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, e o primeiro-ministro, Aristide Gomes.

Hoje está previsto que a delegação se reúna  com as direções dos Partidos Políticos com assento parlamentar, nomeadamente Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Partido da Renovação Social (PRS), Partido da Convergência Democrática (PCD), Partido da Unidade Nacional (PND), a União Para a Mudança (UM) e fará uma visita de cortesia ao presidente da ANP, Cipriano Cassamá.

A missão encerra o ciclo de contatos com as autoridades nacionais e atores políticos no dia 3 de agosto.  ANG/Rádio Sol Mansi

Sem comentários:

Enviar um comentário