quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Infraestruturas



      “Governo já dispõe de fundos para dragagem do Porto de Bissau”, diz Jaquité

Bissau,23 ago 18 (ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações garantiu que já foram assegurados o montante de 15 mil milhões de francos CFA para a dragagem do Porto de Bissau, graças ao acordo com o Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), rubricado no dia 8 de Março do ano em curso.

Mamadú Serifo Jaquité, em conferência de imprensa realizada segunda-feira na qual procedeu ao balanço dos 100 dias à testa daquele pelouro, disse que o referido montante engloba a reabilitação do Cais de acostagem, reposição de defensas no Cais Comercial e limpeza de sucatas de navios no canal de acesso ao Porto de Bissau.

A sinalização marítima da zona portuária ou na área da sua jurisdição, construção de um novo hangar para serviço de oficina, de um novo armazém de cargas são outros projetos em perspectiva.

O titular da pasta dos Transportes e Comunicações informou ainda que têm em carteira a compra  de duas empilhadeiras de 45 toneladas para a carga e descarga de contentores cheios, duas empilhadeiras de 10 toneladas para os contentores vazios, seis camiões e respectivos atrelados, uma embarcação para transporte de pilotos e um navio rebocador.

No que tange as acções levadas a cabo no Institituto Marítimo Portuário, Mamadú Serifo Jaquité destacou  a adesão da Guiné-Bissau à Organização Marítima Internacional(IMO), elaboração do Plano Estratégico de Segurança Marítima do país, realização de  várias operações de busca e salvamento, apesar de parcos recursos de que o instituto dispõe.

Em termos de perspectivas, o governante afirmou que têm em carteira a aquisição de quatro vedetas rápidas para a operação de busca e  salvamento, aquisição de talhões de terreno para a construção de edifício sede do Instituto Marítimo Portuário.

Em relação ao Conselho Nacional dos Carregadores(CNC-GB), o ministro dos Transportes e Comunicações disse que já adquiriram 40 talhões de terreno para a construção de Porto Seco, de forma a facilitar os operadores económicos no domínio de importação e exportação das mercadorias e descongestionamento do Porto de Bissau.

A garantia de maior celeridade no processo de desalfandegamento de mercadorias, a redução do  tempo e custo de encargo financeiro dos operadores económicos são  outras perspectivas do executivo em relação ao funcionamento do CNC-GB.

No domínio da Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau(Sotramar-GB), o governante falou da necessidade de reabilitação dos navios da empresa nomeadamente Bária, Pecixe e IV Centenário, bem como a aquisição de novos navios de transporte de passageiros, de forma a garantir uma ligação entre o continente e a zona insular do país.

O ministro dos Transportes e Comunicações disse que para o sector aeronáutico, têm em carteira a inauguração da Estação VOR/DME(equipamentos de apoio à navegação aérea), de radar de navegação que inclui torre, antena e radar secundário de navegação.

A inauguração de sala simuladores de aeródromo de aproximação, de base de serviço de luta contra o incêndio, que inclui casernas de Bombeiros devidamente equipadas, dispositivo de reabastecimento com água e emulsão, construção de duas vias de acesso rápido à pista e parking de avião e inauguração de parque moderno de estacionamento de viaturas.

Em termos de perspectivas, Mamadú Serifo Jaquité anunciou a construção de um novo Bloco Técnico, de uma nova torre de controlo, reabilitação profunda de taxi-ways, reabilitação de parking-B de estacionamento de aviões, reabilitação e modernização da aero gare e construção de raiz de um pavilhão presidencial.

No sector das telecomunicações, anunciou a aquisição de terrenos para a construção de habitações para os funcionários da Autoridade Reguladora Nacional e reparação do anterior, e aquisição da nova antena e atualização do sistema de fiscalização.

No que toca à Guiné Telecom e Guinetel, o titular da pasta dos Transportes e Comunicações revelou que já estão em negociações com um parceiro identificado a privatização e relançamento das duas empresas nacionais.
ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário