quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Financiamento


 BAD e FAO vão mobilizar 100 milhões de dólares para agricultura em África
Bissau, 30 ago 18 (ANG) – O banco Africano de Desenvolvimento(BAD) e O Fundo das Nações Unidas  para a Alimentação e Agricultura  (FAO) vão mobilizar até 100 milhões de dólares para investimento no sector agrícola em Africa durante cinco anos, revelou a Agência Maroquina de Informação(MAP)que cita uma fonte do  BAD.
Em comunicado o BAD  refere que a  nova aliança visa melhorar a qualidade e o impacto dos investimentos nos domínios da segurança alimentar, da nutrição,  protecção social,  agricultura, florestas, pescas e do desenvolvimento rural, refere o BAD em comunicado.
Acrescenta  que o acordo relativo a essa aliança, assinado pelo presidente do BAD, Akinwumi Adesina e o director da FAO, José Graziano da Silva, na sede do FAO em Roma, se inscreve no quadro de uma colaboração de longa data entre as duas organizações.
“A FAO e o banco reforçam e alargam as suas parcerias para ajudar os países africanos a satisfazer os objectivos de desenvolvimento rural . Tirar os melhores proveitos possíveis dos investimentos na agricultura, nomeadamente no sector privado, e essencialmente para tirar milhões de pessoas da fome e da pobreza em África assim como para garantir uma produção alimentar suficiente e criar empregos nas zonas rurais para a população crescente do continente”, declarou do director-geral do FAO.
Por seu lado, o Presidente do BAD salientou que a assinatura do acordo complementar vai marcar uma viragem nas relações entre o banco e o FAO., acrescentando que testemunha  o engajamento comum das duas pates para acelerar a execução do programa de grande qualidade e lançar os investimentos através de  parcerias publico-privada no sector agrícola em África. “Isso vai nos ajudar a satisfazer os objectivos de transformar as actividades em empresariais, tal como indicado pela estratégia “Alimentar África”, do banco”, disse.
Lançada em 2015, a estratégia “Alimentar África” do BAD, espera realizar investimentos em agricultura africana nos valores de 24 mil milhões de dólares durante um períodod de 10 anos com o objectivo de melhorar a politica agrícola, o mercado, as infraestruturas e as instituições para garantir um desenvolvimento harmonioso do sector e a eficácia  das tecnologias disponibilizadas  à milhões de agricultores.
ANG/FAAPA

Sem comentários:

Enviar um comentário