terça-feira, 7 de agosto de 2018

Governação

Governo capacita autoridades locais no domínio de planificação e desenvolvimento

Bissau, 07 Ago 18 (ANG) – O governo da Guiné-Bissau com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PUNUD), iniciou hoje uma formação de quatro dias às autoridades locais, sobre a planificação e o desenvolvimento, de modo a terem ferramentas suficientes para o exercício de actividades administrativa e governativa.

Ao presidir a cerimónia de abertura do curso, a ministra de Administração Territorial, Ester Gomes Dias Fernandes disse que só com a capacitação é que os técnicos terão as ferramentas suficientes para traçar os objectivos e pensar na missão que o governo espera deles.

Para o titular da pasta do Ministério de Administração Territorial, os quatros dias da formação, irão permitir que os formandos conseguem criar um plano de desenvolvimento local, saber se existe mesmo essa possibilidade, de forma a traçar a meta, áreas priorizadas, temáticas que poderão levar a um bom porto o futuro trabalho dos governadores e administradores.

"O desenvolvimento local requer a capacitação nos domínios máximos de conhecimentos relacionados com a administração," sustentou a governante.

Questionada sobre se o governo já reuniu todas as condições para que o recenseamento eleitoral inicia na data marcada pelo governo, Ester Gomes Fernandes, respondeu que se não houver nada que possa por em causa, o dia 23 de Agosto será a data do início do processo de recenseamento eleitoral, acrescentando que o governo reúne todas as condições e trabalha afincadamente para que o acto aconteça na data prevista.

Acrescentou por outro lado que o recenseamento eleitoral será feita no prazo de 20 dias e não 30, frisando que, e para que isso aconteça, o governo vai lançar concurso a fim de poder contratar jovens com altas capacidades que em curto espaço de tempo, possam dar resposta a missão que são incumbidas. 

Por seu turno, o Director Geral da Descentralização do Ministério de Administração Territorial, Jorge Baldé Júnior, revelou que aquela instituição promoveu nos últimos tempos muitos seminários de capacitação aos governadores, Secretários Regionais, Encarregados de Contabilidade, Administradores e os Secretários Administrativos, como forma de permitir que os ditos técnicos estejam a altura de responder pelas suas tarefas.

Balde Júnior acrescentou ainda que agora estão a capacitar as autoridades locais no reforço da capacidade de gestão de aparelho de Estado ao nível local, assim como contribuir para uma governação local transparente participativa, inclusiva, e de prestação de contas. 

ANG/LLA/ÂC
    

  

Sem comentários:

Enviar um comentário