segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Função Pública



Bissau, 06 Ago 18 (ANG) - O governo e a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) chegaram a um consenso para que o salário mínimo nacional passe a ser de 50 mil francos cfa(75 Euros)  contra os actuais 28 mil cfa, apartir de Setembro deste ano, no âmbito do reajuste salarial acordado no ano passado entre a central sindical e o então governo.

A informação foi quarta-feira tornada pública pelo  Gabinete do Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) depois de uma reunião  realizada entre a UNTG e o governo na sede de ANP para encontrar a solução de modo a por fim as constantes ondas de greves que se verificam na função pública guineense nos últimos tempos.

“As partes se comprometeram igualmente a trabalhar a proposta salarial apresentado pelo governo por forma a produzirem uma grelha salarial uniformizado que acautele a situação de todas as classes e categoriais ao nível horizontal e vertical da função pública no prazo de três dias”, refere o documento.

No âmbito do acordo, a  UNTG se  compromete a suspender a greve de oito dias que estava em curso desde o princípio da semana, até  a conclusão dos trabalhos que o governo prometeu levar a cabo.

A UNTG, maior central sindical guineense, tem estado a revindicar a implementação do acordo de reajuste salarial acordado com o anterior executivo, o pagamento da dívida salarial aos trabalhadores referentes ao ano 2003, a adopção do abono familiar aos servidores do estado entre outras.

ANG/AALS/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário