sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Produção de Passaportes


    INACEP nega responsabilidade na morosidade da emissão do documento

Bissau, 31 ago 18 (ANG) – A Imprensa Nacional (INACEP) negou hoje ter qualquer  responsabilidade na demora de emissão de passaportes, contrariando as acusações  feitas quinta-feira pelo director dos serviços de Migrações e Fronteiras.

Em conferência de imprensa, em reacção às acusações da Direcção Geral de Migração e Fronteiras, o responsável de produção de passaportes da INACEP, José Celestino Dias Sanches disse que os documentos não demoram mais de vinte e quatro horas no seu serviço, salientando que as vezes trabalham até fora de horas do expediente para poder atender as preocupações dos clientes.

Questionado sobre as queixas de que há passaportes que demoram dois meses para sair, este responsável disse que isso não passa de desinformação, salientando que os mesmos nunca duraram mais de uma semana na inacep.

“Podemos aceitar que os bancos demoram em nos facultar os recibos de pagamentos de passaportes. No nosso caso trabalhamos exclusivamente com a Agência do Ecobank da Chapa de Bissau que  dificulta o nosso trabalho”, explicou.

Dias Sanches disse que têm um acordo com o Ecobank para que cada recibo de pagamento tenha a referência do ano em curso,  mas  que já em  2018 ainda estão  a emitir recibos de 2017, o que muitas das vezes complica a situação de produção de passaportes. 

“Estes recibos de 2017 deviam ser extintos desde o mês de Março do ano em curso o que não foi o caso, e explicamos isso ao Director-geral de Migração e Fronteiras sobre os riscos de emissão paralela dos recibos de pagamentos dos dois anos e que está a causar-nos enormes transtornos”, esclareceu.

Por seu turno, o advogado da empresa produtora de passaportes “Cetis” disse que   o sistema montado permite imprimir passaportes de segundo em segundo, basta o interessado entregar o dossier na Migração ou nos serviços competentes e se o sistema aceitar os dados o passaporte é impresso imediatamente.

Paulino Mendes frisou que Cetis não tem necessidade de demora na produção de passaportes salientando que quanto mais célere for o processo, mais passaportes imprimem e mais receitas entram.

“Como parceiros que somos é lamentável que este assunto seja tratado fora do meio próprio e a demora na produção de passaporte não depende da empresa Cetis nem na Inacep “,disse.

Mendes disse que as vezes os passaportes são impressos mas os serviços e de Migração demora em vir levantar as cadernetas na INACEP.

Falando dos ganhos da produção de passaportes, o advogado frisou que a INACEP tem cinquenta por cento e o Estado leva a mesma percentagem.
ANG/MSC/ÂC//SG





Sem comentários:

Enviar um comentário