terça-feira, 7 de agosto de 2018

Liberdade de imprensa


Conselho Nacional da Comunicação Social considera invasão de deputado à Rádio Bombolom de atentado à liberdade de imprensa 

Bissau 07 Ago. 18 (ANG) – O Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) considerou esta segunda-feira à invasão à Rádio “Bombolom FM” e agressão verbal ao jornalista Nicolau Gomes por parte do deputado do Partido da Renovação Social (PRS), Paulino Té de atentado à liberdade de imprensa e que viola a lei da Guiné-Bissau.

De acordo com um comunicado destribuído à imprensa e assinado pelo seu Presidente e que a ANG teve acesso, o CNCS recorda ao deputado que o país dispõe de instituições e formais legais de procedimento quando um cidadão sentir lesado.

“Também não estamos de acordo com uso da liberdade de imprensa fora de limite e que os jornalistas devem trabalhar na base de princípios éticos deontológicos que se aplica a esta profissão “, lê-se na nota.

No comunicado o Conselho Nacional da Comunicação Social exortou aos jornalistas a terem mais ponderação no uso das palavras, tendo em conta o momento que o país atravessa, tendo recomendado aos responsáveis dos orgãos da comunicação social a porem na prática o documento que autoregula esta profissão.

“O CNCS pediu ao Governo a tomar medidas no sentido de criar um fundo de apoio aos orgaõs de comunicação social, bem como pôr na prática a taxa de audiovisual para poder deminuir as dificuldades dos mesmos, tendo encorajado aos profissionais da comunicação social a fazerem os seus trabalhos na base de leis e eticcos da profissão,salientando que não há democracia, nem Estado de Direito sem imprensa livre independente e plural”, afirmou no comunicado.

ANG/MSC/ÂC


Sem comentários:

Enviar um comentário