segunda-feira, 11 de março de 2019

Eleições legislativas


                   “Guiné-Bissau vive seu melhor momento”, diz PR

Bissau, 11 mar 19 (ANG) -  O Presidente  José Mário Vaz, ressaltou,  em Bissau, a forma ordeira e pacífica em que decorreram as sextas eleições legislativas, realizadas no domingo.
O estadista, que lançou um apelo a que todos os guineenses participem efusivamente no processo, destacou o facto de a mesma decorrerem , “sem prisões arbitrárias, sem mortes e nem espancamentos”.
 “Estou feliz por participar num dos melhores momentos da Guiné-Bissau, depois de cinco anos de combate para mostrar ao mundo que, afinal, a Guiné-Bissau não é aquilo que dizem, é um país de liberdade”, expressou, aos jornalistas após exercer o seu direito de voto, em Bissau.
José Mário Vaz destacou que, no momento, os guineenses estão a mostrar ao mundo que são todos iguais. “Não há guineenses de primeira nem de segunda”, declarou.
Lembrou que este processo se iniciou em 1994, altura em que o país abriu-se ao processo democrático, em que teve a honra de participar como mandatário do falecido Presidente Nino Vieira.
A partir daquela data, explicou, a Guiné-Bissau nunca mais conseguiu chegar ao fim de uma legislatura e o Presidente da República também nunca conseguiu cumprir o seu mandato, mas agora foram criadas as condições para se ultrapassar as divergências políticas. 
“Podem ir agora às prisões e não vão encontrar nenhum preso político, ninguém é capaz de dizer olha, estou aqui por questões políticas. Não temos crianças órfãs neste momento e nem viúvas por questões políticas”, exprimiu, perante o olhar dos observadores internacionais.
José Mário Vaz disse, por outro lado, ter feito tudo o que estava ao seu alcance para que a Guiné-Bissau alcançasse a estabilidade política e lançou um apelo à comunidade internacional para, daqui em diante, olhar para esse país lusófono de uma forma diferente, com um país de paz e estabilidade.
Entretanto, em vésperas das eleições legislativas, as autoridades apreenderam a maior quantidade de droga na Guiné-Bissau, aproximadamente 800 quilos.
Instado a pronunciar-se sobre o facto, o Presidente José Mário Vaz regozijou-se pela apreensão, para quem o país está a mostrar ao mundo que não têm nada a ver com isso. 
“As minhas mãos estão limpas de sangue, limpas de droga. A droga estragou praticamente o nosso nome, as pessoas acusam-nos que a Guiné é um país de droga, não é verdade. Fiquei feliz com essa apreensão e estamos a mostrar ao mundo que não temos nada a ver com isso”, vincou.ANG/Angop

Sem comentários:

Enviar um comentário