terça-feira, 12 de março de 2019

Eleições legislativas


                       CEDEAO elogia rumo à “estabilidade e democracia”

Bissau, 12 mar 19 (ANG) - O chefe da missão de observadores da Comunidade Económica dos Estados de África Ocidental (CEDEAO) nas legislativas da Guiné-Bissau saudou hoje o processo eleitoral que ajuda o país num caminho "em direcção à estabilidade e democracia".
"Apresentamos as felicitações da CEDEAO pelas eleições ao Presidente, ao primeiro-ministro da Guiné-Bissau e ao próprio povo" pelos "progressos registados pelo país em direcção à estabilidade e democracia", afirmou Kadré Désiré Ouedraogo, ex-primeiro-ministro do Burkina Faso e antigo presidente da organização regional, após uma audiência com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.
Salientando que a CEDEAO está a recolher informações dos 40 observadores espalhados pelo país para apresentar os resultados preliminares, Ouedraogo não quis indicar mais informações sobre o processo eleitoral.
"Exprimimos a nossa sincera gratidão pela audiência" de José Mário Vaz, disse o chefe da missão, considerando que "a Guiné-Bissau é um membro importante da CEDEAO".
A CEDEAO foi uma das organizações que pressionou para a realização destas eleições legislativas, que tentam pôr fim a uma crise política de quatro anos, depois de o Presidente ter demitido o então primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que contava com o apoio de uma maioria absoluta no Parlamento.
Desde então, foram nomeados vários governos de iniciativa presidencial que não contavam com o apoio parlamentar, criando uma situação de impasse só agora desbloqueada.
Os resultados provisórios das eleições de domingo serão anunciados na quarta-feira, de acordo com a Comissão Nacional de Eleições.
Cerca de   762 mil eleitores foram chamados a escolher 102 deputados ao parlamento, entre 21 partidos concorrentes. ANG/Angop



Sem comentários:

Enviar um comentário