quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Desporto/Secretário de Estado afirma que jovens representam resiliência e continuidade de qualquer sociedade

Bissau 13 Ago 20 (ANG) – O Secretário de Estado da Juventude e Desportos afirmou na quarta-feira que a juventude representa a força, a resiliência e a promessa de continuidade de qualquer sociedade.

Florentino Fernando Dias citado pelo Jornal “O Democrata”, falava durante a celebração do Dia Internacional da Juventude, assinalado este ano sob o lema ,”Engajamento de Jovens para Acção Global”.

“Presidir o acto significa o renovar da responsabilidade que passa pelo desenvolvimento das políticas públicas para com a juventude, em claro reconhecimento das suas potencialidades, baseadas numa visão transformadora do sector que privilegie o aproveitamento de boas práticas passadas”, disse.

O titular da pasta da juventude disse estar ciente das dificuldades com que se depara a juventude, sendo as mais salientes, a fraca oportunidade de formação de base universitária ou técnico-profissional, a precariedade de acompanhamento do sistema de saúde bem como o alto índice do desemprego que levam os jovens, às vezes, à situações de desespero e aos comportamentos nefastos.

Face a estes desafios, Florentino Dias comprometeu-se em trabalhar para a reestruturação do sector da juventude através de uma legislação, promover reformas nas instituições representativas, investir nas infraestruturas de apoios às actividades juvenis, em todo o território nacional e monitorar a situação do emprego jovem através de programas de cadastro.

Por seu turno, a Presidente de Conselho de Nacional de Juventude (CNJ), Aissato Forbs Djaló afirmou que investir no empoderamento da juventude é um imperativo de todos os responsáveis políticos, na gestão de todos os sectores que requerem políticas, sejam elas politicas locais, nacionais ou globais.

“A Guiné-Bissau é um país de jovens, em que os adolescentes e jovens representam a maioria da população e são força da mudança da sociedade por isso, a juventude é um valor garantido para o país”,sublinhou.

A líder juvenil guineense alertou que não será possível equacionar e encontrar soluções consentâneas para os problemas complexos de estabilização do país sem o envolvimento da juventude, pois a própria demografia apresenta esse favor, quando mais de 70 por cento da população tem menos de 25 anos de idade.

Para Aissatu Forbs Djaló essa realidade representa um grande potencial em termos do desenvolvimento económico, social e politico, facto que, para ela, deve implicar a participação dos jovens na concretização de politicas públicas, assentes em estratégias direccionadas ao empoderamento e aproveitamento do dividendo demográfico.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário