quarta-feira, 12 de agosto de 2020

            Guiné Conakry/Eleições presidenciais marcadas para Outubro

Bissau, 12 Ago 20 (ANG) - O chefe de Estado guineense, Alpha Condé, convocou  terça-feira as eleições presidenciais para 18 de Outubro próximo, anuncia um decreto lido na Radiotelevisão Guineense (RTG).

Este decreto confirma a data recentemente proposta pela Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) que se prepara para reunir-se com os candidatos ou seus representantes às eleições pr

esidenciais para a fixação conjunta da caução e do orçamento da campanha.

Na semana passada, os delegados da Convenção Nacional da Coligação do Povo da Guiné (RPG Arco-íris), no poder, escolheram Alpha Condé para defender as cores do seu partido nas próximas eleições presidenciais, e este disse ter tomado nota desta proposta.

Os partidos do campo presidencial alegaram que a nova Constituição, aprovada a 22 de Março, mas boicotada por vários partidos da oposição, garante que "nada impede a candidatura" do Presidente cessante depois de dois mandatos sucessivos de cinco anos.

A nova Constituição, segundo eles, permite ao chefe de Estado cessante concorrer a outro mandato, desta vez alargado para seis anos, renovável uma vez.

O Presidente cessante, de 82 anos, foi o principal líder da oposição durante o regime do falecido chefe de Estado, Lansana Conté, que o deteve  em 1998 no dia seguinte às  eleições presidenciais, cujos resultados ainda não foram publicados.ANG/Angop


Sem comentários:

Enviar um comentário