terça-feira, 19 de julho de 2022


Ambiente e Biodiversidade
/Secretário-geral destaca importância dos mangroves para Guiné-Bissau e a sub-região e geral

Bissau,19 Jul 22(ANG) – O Secretário-geral do Ministério do Ambiente e Biodiversidade, Lourenço Vaz exaltou hoje a  importância  dos mangroves  para a Guiné-Bissau e a sub-região em geral, considerando de “extremamente valiosa” a sua utilidade.

Vaz falava em representação do ministro do Ambiente e da Biodiversidade, na abertura do ateliê de intercâmbio de experiência sobre a restauração dos mangais nos 9 países membros do Projecto de Gestão de Florestas de Mangais do Senegal ao Benin(PAPBIO).

Na ocasião afirmou que o maciço florestal do mangal de Cacheu é o mais importante na subregião africana.

“Desde sempre as autoridades guineenses deram importância ao Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu, não só pela riqueza natural que representa mas também por ser um grande polo de produção do camarão e ainda pela  importância de sua gestão para suster o avanço do mar em direção ao continente”, salientou.

Segundo o representante do Projeto PAPBIO na Guiné-Bissau, Joãozinho Sá  o ateliê que agrupa os representantes dos 8 países membros da organização  visa instituir intercâmbios de experiências nos domínios de conservação e reparação de mangais.

No âmbito do ateliê, de acordo com Joãozinho Sá, os participantes visitaram  entre  sábado e segunda-feira, o Parque Natural dos Tarrafes do Rio Cacheu.

Sá disse estar satisfeito com a estada na Guiné-Bissau por permitir trocas de experiências em matéria de preservação de mangais.

O Projecto PAPBIO, foi lançado em Fevereiro de 2020, financiado pela União Europeia, visa a promoção de um desenvolvimento económico endógeno, sustentável e inclusivo em resposta aos desafios das alterações climáticas.

Fazem parte do projeto, o Benin, Gâmbia, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, Libéria,; Senegal, Serra Leoa e Togo. ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário