segunda-feira, 18 de julho de 2022

Agricultura/DG admite  que escassez de combustivel no mercado pode condicionar o ano agricola 2022

Bissau, 18 Jul 22 (ANG) – O Director-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural admitiu hoje que a crise de combustivel que assola o mercado nacional pode comprometer o presente ano agricola, uma vez que vai dificultar o funcionamento das máquinas de lavoura.

Julio Malam Injai falava em exclusivo à ANG das prespectivas e necessidades dos camponeses, após o lançamento oficial  da campanha agricola  2022.

“Para a presente campanha, possuimos sementes em grande quantidade e variedades e já estamos a receber doações de sementes que estamos a conceder  aos camponeses, entre as quais 558 toneladas de sementes de arroz da água doce, 570  de arroz de mangrof, 35 toneladas do milho bacil e 20 toneladas de milho cavalo”, revelou.

O Director-geral da Agricultura disse ainda que têm 132 toneladas de sementes de mancarra, 60 toneladas de feijão, 34 quilogramas de tomates, 459 toneladas de fertilizantes.

“Para além destas sementes foram comprados alguns materiais que doamos aos produtores,nomeadamente 1800 regadores, 1500 baldes, 4600 enxadas e 600 litros de produtos fitosanitários para ajudar em casos de invasão de pragas”, acrescentou Júlio Injai em entrevista à ANG.

Os referidos produtos e materiais, segundo Júlio Injai , vão ser destribuidos ao nível das regões através das Direcções Regionais da Agricultura.

Injai salientou que o orçamento para o ano agricola 2022 e de 1.65 milhões de francos CFA, frisando que a campanha agrícola vai ser feita  duas vezes ou seja na época seca, principalmente nas regiões de Bafatá e Gabu, e na das chuvas em todo o país.

Disse  que o Governo subvenciona os camponeses em termos de pagamento de horas de lavoura com tractores.

Segndo o responsavél, os privados detentores de tractores cobram 15 à 25 mil francos CFA por cada hora de lavoura  e que o Governo cobra 12.500 francos CFA, para o mesmo período, “para ajudar a aliviar os camponeses”.

O DG da Agricultura e Desenvolvimento Rural recomenda a aposta na agricultura  para  o alívio dos orçamentos familiares , principalmente nesta altura em que o mundo se encontra em crise, primeiro devido a Covid-19 e agora  pela guerra da Rússia com a  Ucrânia.

Malam injai reconheceu que a mecanização da agricultura no país está a andar muito lento, devido a falta de equipamentos, uma vez que, para toda a Guiné-Bissau, um país com grande potencial agricola, o Governo só despõe de 60 tractores.

Considerou de insignificante, os 60 tratores mas diz que estão a ser usadas cada vez mais.

Falando do apoio do Chefe de Estado aos camponeses, este responsavel disse que depois de um “diálogo franco” com o ministro de Agricultura, o Presidente da República aceitou patrocinar a presente campanha agricola,  o que foi traduzido num projecto orçado em mais de 60 milhões de francos CFA, cujas diligências para a sua disponibilização estão em curso.

“Este dinheiro vai servir para apoiar, de facto, os canponeses na mecanização agricola . E segundo o desejo do Chefe de Estado, o apoio deve ser dado aos mais carênciados, pelo menos uma hora de lavoura com  tractor à cada família, e o Ministerio por sua vez dá sementes e um saco de arroz “,vincou .

O DG da Agricultura aconselhou aos camponeses a não pouparem esforços cultivando para dar de comer as suas familias e talvez puder vender parte da colheita para  satisfazer outrras necessidades familiar.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário