sábado, 16 de julho de 2022

          Cooperação/Bissau e Nairobi criam Comissão Mista de Cooperação

Bissau,16 jul 22(ANG) - Os Governos de Bissau e Nairobi assinaram três Acordos e Memorandos de Entendimento, com destaque para a criação da Comissão-Mista de Cooperação visando expandir as relações bilaterais entre os dois países.

Os documentos foram assinados no final da visita de Estado de 24 horas efectuada pelo Presidente da República Umaro Sissoco Embalo  ao Quénia.

O acordo de expansão das relações destaca entre vários domínios, o do Comércio e Investimento, Educação e Saúde, Agricultura, Transportes, Economia Marítima e Azul, Inovações e Capacitação.

No comunicado conjunto figura os memorandos de entendimento sobre consultas políticas bilaterais e  da formação de quadros nacionais na Academia dos Negócios Estrangeiros do Quénia.

No quadro da persecução da Agenda Africana Comum, os dois Presidentes Umaro Sissoco Embalo e Uhuru Muigai Kenyatta reconhecem a entrada em vigor da Zona de Comércio Livre Continental Africana e, enfatizam a exploração de iniciativas inovadoras para dinamizar o comércio e livre circulação de pessoas, bens e capitais na Zona.

 No comunicado os dois Chefes de Estado sublinharam a necessidade de continuar as consultas para construir parcerias na frente multilateral, particularmente em questões relacionadas com a paz e segurança internacionais e resolução de conflitos e outras questões internacionais de interesse mútuo.

O Presidente queniano promete todo o seu apoio à Guiné-Bissau, já que o Quénia é Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Os dois Chefes de Estado trocaram condecorações, sendo o Presidente Embaló atribuiu ao chefe de Estadom queniano Uhuru Muigai Kenyatta a medalha Amilcar Cabral  e o Presidente do Quénia conferiu ao Umaro Sissoco Embalo a mais alta distinção do país.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário