sexta-feira, 15 de julho de 2022


Comunicação Social
/Sinjotecs e MFWA lançam projecto para Promoção da Liberdade da Media na Guiné-Bissau

Bissau 15 Jul 22 (ANG) – O Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs), em parceria com a Fundação dos Mèdia para África Ocidental (MFWA), lançaram hoje o projecto “Promover a Liberdade de Media e Acesso a Informação de Qualidade na Guiné-Bissau”.

O referido projecto tem como principal objectivo assegurar que os jornalistas e outros actores da comunicação social no país estejam salvos, seguros e capazes de produzir conteúdos jornalisticos eticamente apropriados, opurtunos e baseados em factos que promovam a coexistência pacífica na sociedade.

Ainda o projecto pretende trabalhar na capacitação dos principais actores estatais que relacionam directamente com a imprensa nacional, sobre direitos humanos e liberdades de imprensa e da expressão, e  tem uma duração de três anos e conta com apoio financeiro da União Europeia.

Falando no encontro, a Presidente do Sinjotecs, Indira Correia Baldé dsisse tratar-se de um “dia importante”, uma vez que vai ajudar a lançar bases para a promoção de um “jornalismo livre e independente, responsável e  de qualidade” no país.

Segundo Correia baldé, a iniciativa  vai ajudar os profissionais da média a darem um salto qualitativo na produção de conteúdos de qualidade, feito que a sociedade espera dos orgãos e dos seus técnicos.

Indira  Baldé salientou que haverão encontros de formação com as forças de defesa e segurança, que segundo ela, são parceiros condenados a viverem juntos.

Sustenta que é  necessário que cada um conheça a sua área de intervenção, tendo aconselhado aos colegas a aproveitarem a oportunidade e que façam um jornalismo isento, um jornalismo em que o principio de contraditório seja sempre o primeiro passo para dar ao público informações de verdade observando a ética e deontologia profissional.

A líder do Sinjotecs disse  que querem  uma parceria mais saudavél com o Ministério da Comunicação Social para o avanço do sector .

Para a  Embaixadora da União Europeia no país, Sónia Neto, não restam dúvidas de que o papel dos media guineense de contribuição para  melhorar informar e educar a população tem sido decisivo.

Sónia  Neto acrescentou  que, não obstante os mais deversos desafios, os profissionais da comunicação social têm conseguido exercer as suas nobres funções,  lutar pelos seus direitos e promover uma sociedade mais justa e equitativa.

 “Este projecto reveste-se de grande importância para a União Europeia, uma vez que vai ao encontro dos valores e princípios que fazem parte do nosso ADN ou seja a promoção da liberdade de expressão em todas a suas formas, e por isso, constitui um estímulo, um encorajamento para o futuro, para que não desistam de lutar por uma sociedade mais justa e democrática. A nossa organização vai continuar a apoiar iniciativas semelhantes”,disse a diplomata.ANG/MSC/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário