quarta-feira, 20 de julho de 2022

              Mali/BM levanta suspensão das suas operações financeiras

Bissau, 20 Jul 22 (ANG) - O Banco Mundial (BM) anunciou o levantamento da suspensão das suas operações financeiras no Mali, decidida em Maio de 2021 após dois golpes de Estado em menos de um ano, divulgou  terça-feira o Ministério da Economia e Finanças do país.

"O vice-presidente da região da África Ocidental e Central do Banco Mundial, Ousmane Diagana, enviou ao ministro da Economia e Finanças uma carta datada de 18 de Julho de 2022, em que anuncia o levantamento da suspensão de desembolsos relativos a projectos e programas financiados pelo Banco Mundial no Mali", lê-se na nota, publicada na página do Governo na rede social Facebook.

A decisão "permitirá assim, com a maior brevidade possível, a liberação de pagamentos (...) das empresas em causa e também o relançamento imediato das actividades dos referidos projectos e programas", prossegue a nota.

Líderes dos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) suspenderam as sanções contra o regime militar do Mali no início de Julho, incluindo um embargo comercial e financeiro imposto em Janeiro, depois de a junta militar no poder divulgar um plano para governar por cinco anos.

As sanções atingiram duramente o Mali, um país sem litoral, cuja economia já está prejudicada por actividades armadas do fundamentalismo islâmico há cerca de 10 anos.

O Mali foi palco de dois golpes militares em Agosto de 2020 e Maio de 2021.

Os militares no poder cederam às exigências da CEDEAO publicando uma nova lei eleitoral e calendário que inclui uma eleição presidencial em Fevereiro de 2024, um cronograma aceite pela organização da África Ocidental. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário