segunda-feira, 18 de julho de 2022

EUA/ Joe Biden anuncia doação de mil milhões de dólares para segurança alimentar no Norte de África e Médio Oriente

Bissau, 18 Jul 22 (ANG) - O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou sábado, mil milhões de dólares de ajudas à segurança alimentar no Médio Oriente e Norte de África, ameaçada pelo conflito na Ucrânia e Rússia, revelou um funcionário da Casa Branca.

Este montante será comprometido "a curto e longo prazo", precisou em declarações à imprensa o mesmo responsável, que não quis ser identificado, numa altura em que Joe Biden conclui a sua passagem pela Arábia Saudita no Médio Oriente, para uma reunião com os líderes da Arábia Saudita, Koweit, Oman, Emiratos Árabes Unidos, Bahrein e Qatar, Iraque, Jordânia e Egipto.

Segundo a mesma fonte, os países do Golfo vão também ajudar com três mil milhões de dólares durante os próximos anos para projectos de infra-estruturas.

Além das reuniões desta semana, Biden pretende antecipar aos líderes dos países do Golfo a possibilidade de coordenar sistemas de defesa aérea para fazer frente ao Irão: "A ideia de coordenar sistemas antimísseis é algo que sairá das reuniões de hoje", adiantou à imprensa o mesmo funcionário.

O Presidente norte-americano aterrou quinta-feira em Israel, na sua primeira visita ao Médio Oriente desde que se tornou Presidente dos Estados Unidos da América, uma viagem destinada a discutir sobretudo o Irão e a relação antagónica entre o Estado judaico e Teerão. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário